segunda-feira, 1 de março de 2010

Métodos teológicos

Método Teologico



De acordo com o teologo brasileiro Antonio Magalhães, no seu livro Deus no espelho das palavras - Teologia e literatura em diálogo, "no método, encontramos as linhas hermenêuticas, os interesses da existência, os referenciais de aproximação, o anseio de descoberta, a aspiração de vida profunda".
O método define a linha de pensamento hermeneutico adotado pelo intérprete da teologia, define os interesses e os valores de vida que o teologo se baseia na formulação teologica, aponta para as experiências concretas da sua vida e, define o seu interesse e finalidade na estipulação de postulados teologicos. O que eu quero dizer com isso? Que as questões culturais, o cotidiano de nossa vida, nossos 'pressupostos' teologicos, tudo isso influencia a nossa forma de ver o mundo, ou seja, de ler a Biblia e entender a teologia.
Os metodos teologicos/hermeneuticos estão ligados ao conceito 'lente pelo qual vejo o meu mundo'.
Métodos partem de dois pressupostos teologicos: (1) Conhecimento dedutivo - conhecimento de cima para baixo porque parte dos conceitos teologicos estabelecidos pelos dogmas, ou seja, as verdades conceituadas e tidas como imutáveis; (2) Conhecimento indutivo - conhecimento de baixo para cima porque parte da experiência de vida, ou seja, da análise dos problemas concretos da realidade humana para então estipular doutrinas baseadas na releitura bíblica para responder a tais questões.
As fontes utilizadas por qualquer um dos dois métodos (Dedutivo ou Indutivo) são: A Bíblia, a Razão, a Tradição e a Experiência.
A finalidade do exercício da hermenêutica: (1) Levar as pessoas a conhecer mais a Deus através da assimilação de conceitos teologicos (dedutivo); (2) Estabelecer conceitos para contribuir com a transformação prática da realidade de vida das pessoas, levando-as ao conhecimento de Deus.

"Conhecer o método é ir fundo na própria engrenagem da teologia" Gustavo Soldati Reis - Unigran


Qual é o seu método? Analise qual é a sua finalidade em praticar a teologia? Produzir conceitos dogmáticos, ou transformar a realidade de vida das pessoas?

Por Taíso Adriano de Carvalho