segunda-feira, 1 de março de 2010

Métodos teológicos

Método Teologico



De acordo com o teologo brasileiro Antonio Magalhães, no seu livro Deus no espelho das palavras - Teologia e literatura em diálogo, "no método, encontramos as linhas hermenêuticas, os interesses da existência, os referenciais de aproximação, o anseio de descoberta, a aspiração de vida profunda".
O método define a linha de pensamento hermeneutico adotado pelo intérprete da teologia, define os interesses e os valores de vida que o teologo se baseia na formulação teologica, aponta para as experiências concretas da sua vida e, define o seu interesse e finalidade na estipulação de postulados teologicos. O que eu quero dizer com isso? Que as questões culturais, o cotidiano de nossa vida, nossos 'pressupostos' teologicos, tudo isso influencia a nossa forma de ver o mundo, ou seja, de ler a Biblia e entender a teologia.
Os metodos teologicos/hermeneuticos estão ligados ao conceito 'lente pelo qual vejo o meu mundo'.
Métodos partem de dois pressupostos teologicos: (1) Conhecimento dedutivo - conhecimento de cima para baixo porque parte dos conceitos teologicos estabelecidos pelos dogmas, ou seja, as verdades conceituadas e tidas como imutáveis; (2) Conhecimento indutivo - conhecimento de baixo para cima porque parte da experiência de vida, ou seja, da análise dos problemas concretos da realidade humana para então estipular doutrinas baseadas na releitura bíblica para responder a tais questões.
As fontes utilizadas por qualquer um dos dois métodos (Dedutivo ou Indutivo) são: A Bíblia, a Razão, a Tradição e a Experiência.
A finalidade do exercício da hermenêutica: (1) Levar as pessoas a conhecer mais a Deus através da assimilação de conceitos teologicos (dedutivo); (2) Estabelecer conceitos para contribuir com a transformação prática da realidade de vida das pessoas, levando-as ao conhecimento de Deus.

"Conhecer o método é ir fundo na própria engrenagem da teologia" Gustavo Soldati Reis - Unigran


Qual é o seu método? Analise qual é a sua finalidade em praticar a teologia? Produzir conceitos dogmáticos, ou transformar a realidade de vida das pessoas?

Por Taíso Adriano de Carvalho

2 comentários:

  1. O conceito de "lente pelo qual vejo o mundo" está ligado à Filosofia e, varia muito de pessoa para pessoa, refletindo a sua formação. Uma ampla rede de fatores estão ligados à essa formação, p.ex: carater, nivel cultural, religiosidade, educação familiar, cultura que influenciou a sua formação.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo! É isso mesmo. Existe uma pequena história que ilustra esse tema "lente": Havia uma mulher que se dirigia à cozinha da sua casa preparar o café da manhã para o marido. Pela grande janela de vidro da cozinha ela olhava para o patio da casa da vizinha. Por quatro manhãs seguidas ela fez o seguinte comentário ao marido após observar o varal da vizinha: "amor: como as roupas da vinha estão mau lavadas. olhe para o varal, todas estão sujas". Eis que no quarto dia o marido pediu para a empregada limpar a vidraça da cozinha. No dia seguinte a mulher disse ao marido: "amor, a vizinha deve ter trocado de sabão em pó. Veja como hoje as roupas estão limpinhas".
    Moral da história: não eram as roupas que estavam mau lavadas, mas a lente pela qual a mulher olhava o varal da vizinha estava suja, prejudicando o julgamento do que era visto.

    ResponderExcluir

Caro leitor! Se voce gostou do artigo, ou ele lhe foi útil, deixe um comentário. Mas se voce não tem nada de bom e construtivo para contrubuir com este blog, não faça comentários degradantes, eles não serão aceitos.
Deus abençoe.